Iniciativa busca harmonia em monitoramento e avaliação no MEC: Rede Educaacional, Secretaria de Gestão, Segape, representantes titulares e suplentes, Gabinete do Ministro, Secretaria-Executiva, SEB, Setec, Sesu, Seres, Sase, Secadi, Aeci, FNDE, Ebserh, Capes, Inep e entidades vinculadas.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, hoje, 29 de abril, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 387/2024, estabelecendo a Rede Educaacional de Monitoramento e Avaliação (Rema).
A criação da Rema representa um avanço significativo na rede educacional do país, fortalecendo as práticas de monitoramento e avaliação para garantir a qualidade do ensino. É fundamental que todos os envolvidos na Rema estejam engajados nesse processo de aprimoramento contínuo, contribuindo assim para uma educação mais eficiente e inclusiva.
Discussões sobre a Rede Educaacional de Monitoramento e Avaliação (Rema)
A Rede Educaacional de Monitoramento e Avaliação (Rema) tem como principal objetivo promover discussões acerca do desenvolvimento de atividades de monitoramento e avaliação no âmbito do MEC e de suas entidades vinculadas. É fundamental compartilhar boas práticas, sistemas e documentos que possam contribuir para o aprimoramento constante das ações educacionais.
Nos temas ligados ao monitoramento e avaliação relacionados à Pasta e suas vinculadas, a Rema desempenhará um papel crucial. Entre suas atribuições estão: promover, divulgar e articular treinamentos e capacitações; oferecer espaço para a construção de projetos colaborativos e transversais; debater propostas de instrumentos normativos relevantes; analisar a criação de indicadores e avaliar reportes sobre temas relevantes que impactem o Ministério ou as atividades dos membros da rede.
A composição da Rema é coordenada pela Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC (Segape) e inclui representantes titulares e respectivos suplentes de diversas unidades organizacionais. Dentre elas estão o Gabinete do Ministro (GM), Secretaria-Executiva (SE), Secretaria de Educação Básica (SEB), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Secretaria de Educação Superior (Sesu), Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Assessoria Especial de Controle Interno (Aeci).
Além disso, as entidades vinculadas também terão representação na rede. Um titular e respectivo suplente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) farão parte das discussões e ações da Rema. A colaboração e troca de experiências entre essas entidades são fundamentais para o avanço contínuo das políticas educacionais no Brasil.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo