Entidade contrata criador para promover boas práticas e transparência em marketing digital: influência, plataformas, diretrizes do creator na economy de publicitárias onde atuam.
O IAB Brasil, associação voltada para o avanço do setor de publicidade online no Brasil, estabeleceu como uma de suas metas em 2024 concentrar-se nos produtores de conteúdo na web.
Com o intuito de fortalecer a comunidade online e valorizar o trabalho dos criadores, o IAB do Brasil está empenhado em promover iniciativas que incentivem a qualidade e a diversidade de conteúdo disponível na internet.
IAB, Brasil: Práticas éticas na Publicidade Digital na Creator Economy
Tendo recentemente lançado o guia ‘Publicidade Digital na Creator Economy: práticas para uma abordagem ética e transparente’, a Organização busca proporcionar diretrizes essenciais para os criadores conhecerem as boas práticas do CONAR, entidade parceira do IAB do Brasil, e seguirem as orientações das plataformas onde atuam.
Com liderança técnica e institucional no setor, o IAB Brasil construiu a sua reputação ao longo de pelo menos oito anos, divulgando e aprimorando boas práticas para influenciadores digitais. Em 2016, promoveu o primeiro estudo sobre o tema no Brasil, seguido, em 2018, pelo pioneiro curso do país focado nos aspectos éticos e legais do marketing de influência.
Com o sucesso dessas iniciativas, o curso é ofertado anualmente, e uma nova turma já está disponível para os dias 7, 8 e 9 de maio de 2024. O avanço dos influenciadores como referência e inspiração para os consumidores de conteúdo online impulsionou a expansão da ‘creator economy’, um campo promissor para as marcas se conectarem com seus clientes.
A ascensão desse cenário, porém, traz consigo o desafio de assegurar o cumprimento dos padrões éticos na publicidade em meio a um ambiente tão diversificado. O IAB Brasil enfatiza a importância de incentivar a adoção de boas práticas pelos influenciadores, dada a rápida e constante evolução desse mercado em franco crescimento.
Segundo dados da Adobe, a creator economy já movimenta anualmente cerca de US$ 300 bilhões, com projeções de atingir a marca de US$ 480 bilhões até 2027. Diante desse contexto, a organização está empenhada em ampliar o diálogo sobre publicidade para criadores de conteúdo, concentrando esforços nos principais criadores e agências especializadas que os representam.
‘Acredito que a transformação começa com os líderes desse setor, os quais demonstram preocupação em estabelecer boas práticas. Ao unirmos forças com esses influenciadores de destaque, podemos disseminar a importância do respeito às diretrizes de publicidade para todo o mercado’, destaca Cristiane Camargo, CEO do IAB Brasil.
O interesse das marcas pela colaboração com os criadores de conteúdo se justifica pelos elevados índices de engajamento e conversão proporcionados por suas campanhas publicitárias. Segundo o estudo ‘#Publi: o impacto da Creator Economy entre os internautas brasileiros’, conduzido pelo IAB Brasil em junho de 2023 com 1,5 mil participantes, 92% deles seguiram recomendações de influenciadores e 82% realizaram compras influenciados por essas sugestões.
Além disso, a pesquisa destaca que a influência da creator economy engloba uma diversidade de segmentos, tais como humor, música, culinária, fitness, tecnologia, moda e beleza, todos com um potencial significativo para a publicidade. O estudo revelou também que, quanto maior o poder aquisitivo, maior o consumo de conteúdo online.
Na classe A, conforme a pesquisa, o engajamento com conteúdo de influenciadores abrange até nove segmentos diferentes, o que evidencia o amplo alcance e impacto desse mercado em ascensão. Com a constante evolução da ‘creator economy’ e o apoio contínuo do IAB Brasil na promoção de práticas éticas, o horizonte para a publicidade digital promete ser vibrante e promissor.
Fonte: @ Ad News
Comentários sobre este artigo